Spyke

Replies

Comment on

Como se preparar para a Bolha de Calor no Brasil

Gostaria de acrescentar algumas coisas e talvez dar uma leve corrigida?

Se hidratar é bom, mas confie na sua sede

O nosso corpo é péssimo em sinalizar sede. A sede que sentimos já é uma etapa relativamente tarde da desidratação. Inclusive médicos dizem que se você está sentindo sede, você já está desidratado. Desidratação moderada é quando perdemos 2% do volume normal de água do corpo. A sede vai aparecer em torno de 1,5%. Uma referência é usar 40ml por quilo de peso corporal. Se você pesa 75kg, são 3L de água para o mínimo essencial (ou seja, para a manutenção do funcionamento do seu corpo). Obviamente, em onda de calor, isso acaba se distorcendo pelo processo de suar, mas ainda continua servindo como base.

desequilíbrio na concentração de eletrólitos

Sim, inclusive, existem alguns pós e bebidas que tem essa função de ajudar com a hidratação e também repor esses eletrólitos. É mais comum em treinos, mas pode ajudar dependendo da situação. Outra coisa que ajuda é aumentar o consumo de sal (só cuidado para não abusar) se aumentar o consumo de água. Isso vai ajudar a manter uma das funções mais importantes do corpo humano. Só pelo amor de deus, cuide dos seus rins, não abuse e também caso você já tenha predisposição ou histórico, não arrisque.

Para quem tem animais de estimação, não saia com eles na rua durante o dia

Concordo. Aqui vou apenas complementar que nesses tempos de onda de calor, vale pesquisar e abusar de enriquecimento ambiental. Existem tantas formas de complementar a rotina dos pets sem arriscar a saúde deles. A caminha não cumpre todas as necessidades fisiológicas, dependendo da forma que ela é feita. Então, vale a pena implementar elementos de enriquecimento ambiental para cumprir essas necessidades, mas também gastar energia deles sem arriscar a vida deles caminhando em asfalto quente.

Não conte com protetor solar para tratar ou prevenir insolação

Sobre os protetores solares, deem preferência para os chamados protetores físicos. Esses são os que vão refletir, em vez de absorver (que é o caso dos protetores químicos). Sim, vocês vão sofrer do mal clássico de protetor físico: a aparência de gasparzinho, mas em compensação, são protetores solares que tendem a ter maior resistência à água, suor e entre outros. Também tendem a ser bem mais hipoalergênicos que os químicos. Lembre-se de reaplicar conforme o tempo recomendado na embalagem. Se quiserem recomendações, posso indicar alguns.

Agora, um ponto importante que não vi ser mencionado: existe a possibilidade de termos falhas na rede de energia pelo alto consumo de ar condicionado, ventilador, geladeiras, freezers, e entre outros. Pode ser uma chance baixa? Pode, mas não é 0. Então esteja preparado para a possibilidade de não ter eletricidade em casa. Além de ter água potável, tenha alimentos emergenciais que não precisem de refrigeração e nem eletricidade para o preparo, como barrinhas, frutas secas, nozes, e entre outros. Se possível, tenha algum powerbank para que você possa recarregar seu celular, caso você precise dele para emergências ou precise ser contatado por alguém precisando ser levado pro hospital.

E para dar uma complementada, o post tocou bem por cima na questão da alimentação, mas aproveite para pesquisar e preparar receitas frias que não vão usar fogão ou forno. Assim você não contribui para esquentar a casa, e se refresca numa tacada só. E não tô falando de salada não. E se possível, já deixe as proteínas cozidas e porcionadas, assim você não sofre cozinhando elas. Dê preferência para receitas que dê para comer frio, como torta de liquidificador, quiches, frango desfiado (para usar em saladas ou em sanduíches), e por ai vai.

E claro, abuse de frutas e verduras, elas também ajudam a manter a hidratação do corpo, além de fornecer nutrientes essenciais.

Já vou deixar algumas indicações de algumas receitas:

Sopa fria de legumes com iogurte

Gaspacho, sopa fria de tomate (observação: existem muitas, mas muitas variações de gaspacho pela internet. Vale pesquisar)

Creme gelado de abacate

Creme gelado de manga e coco

Outras ideias: rolinho vietnamita, tem muitas ideias pela internet que não precisa cozinhar nada, é só preparar os ingredientes e montar; sanduíches frios, dá para usar frios ou então montar um patê de atum na hora; palta rellena, uma receita chilena que é abacate recheado, dá para ser criativo; smoothies (dá para usar frutas congeladas); saladas (aqui a criatividade é sem limites).

Edição: lembrei de uma coisa agora. Caso não tenha dinheiro ou não tenha na sua cidade esses pós e bebidas para recuperar eletrólitos, você pode fazer um caseiro que não vai ser completão, mas vai ajudar a evitar a hiponatreumia, basta seguir a proporção de: 1,5g (1/2 colher de chá rasa) de sal e 18g (6 colheres de chá rasas) de açúcar por litro de água

rangos

Comment on

Sim, outro elemento de rango.

Reply in thread

Posso postar ela depois, só peço algumas horinhas porque tô longe do pc, mas basicamente é tirar o miolo do tomate, picar, daí botar numa panela com alguns dos ingredientes, ferver até reduzir pela metade, daí adicionar o resto e ferver até chegar no ponto.

Eu deixo ela mais pedaçuda, porque gosto dessa textura.

rangos

Comment on

E hoje foi dia de preparar um almoço chileno para amanhã

Reply in thread

Corrija! Tem pratos sensacionais na culinária, e alguns pratos bastante similares à alguns encontrados no Brasil, mas que acabam tendo sabor diferente devido aos ingredientes e temperos usados.

Um exemplo é o pastel de choclo, um escondidinho em que o recheio é de carne moída (tradicionalmente, é picada na ponta da faca, mas muitos acabam fazendo com moída para ser mais prático), com pedaços de frango, uva passa, ovo cozido, e por cima um creme cozido de milho (é basicamente milho cru ralado ou processado que é então cozido) e isso então é assado, com um poquinho de açúcar polvilhado em cima (sim, açúcar). O milho chileno é bem menos doce e bem menos aguado que o nosso. E há variações desse prato, que usam outras proteínas no recheio, mas o mais tradicional é esse que comentei.

Outro exemplo é humita, que eu chamo de prima da pamonha. O principio de preparo é o mesmo que a nossa pamonha, mas como o milho é diferente, acaba dando outro sabor.

Além disso, dependendo de onde você está no Chile (ou qual culinária regional você está focando), você encontra influências dos povos indígenas (Mapuches, Quechuas, Aimarás, Rapanui, e entre outros), assim como vai perceber influência da culinária alemã, devido à imigração alemã forte que rolou em algumas cidades.

Um youtuber chileno que acompanho e que acabo usando como referência é o Alvaro Barrientos Montero. Ele mostra bastante coisa da comida do dia a dia assim como comidas mais complexas de fazer da culinária chilena. Claro, ele também mostra algumas coisas mais internacionais, mas é uma boa referência para quem não conhece a culinária chilena conhecer um pouco mais.