Spyke

Posts

rangos·RangosbyAlehCemy

Sim, outro elemento de rango.

E hoje fiz uma geleia de tomate com ervas. Gosto de chamar de ketchup chique para adultos, porque vai vinho branco, vinagre balsâmico e ervas.

E ó, não é por nada não, mas fica sensacional, e dá para usar como ketchup no dia a dia, mas também incorporar em receitas (em bolo de carne fica maravilhoso).

O chato é só o tempo que demora porque precisa evaporar bastante água para chegar no ponto certo....

View original on lemmy.eco.br
rangos·RangosbyAlehCemy

É rango? Não exatamente, mas pode ser parte....

Ontem aproveitei para chorar horrores com a vida adulta fazer uma geleia de cebola com vinagre balsâmico. É trampo? É. Mas fica uma delícia.

Em alguns lugares, você acha cebola picada já congelada, por um preço decente. Aí é uma baita mão na roda, mas infelizmente, não tenho essa sorte, então pico tudo na mão mesmo. Pelo menos, já que é pra sofrer chorando, já faz logo uma leva grande né?

Além dos usos convencionais (botar em cima das carnes), é bastante versátil para usar nas receitas, seja como parte de molhos ou incorporada na receita mesmo.

View original on lemmy.eco.br
rangos·RangosbyAlehCemy

E hoje foi dia de preparar um almoço chileno para amanhã

Para contexto, tenho família chilena no lado materno (sou parte da primeira geração brasileira na família materna).

Resolvemos fazer um almoço chileno para minha avó. Vamos finalizar amanhã, mas queríamos adiantar o máximo possível hoje, para não sujar tanto a cozinha dela (e também não ficar tanto tempo na cozinha e enfim).

Na foto, no lado esquerdo, tem a salsa de chancaca, que é um molho a base de rapadura, casca de laranja, cravos e canela. Vamos usar para acompanhar sopaipillas, que são panquecas de abóbora fritas ou assadas. Essas panquecas podem ser comidas com pebre, vinagrete chileno, como salgado, ou com salsa de chancaca, como doce (são chamadas de sopaipillas pasadas). No nosso caso, será como doce, pois vamos comer como sobremesa.

No lado direito, temos o que vai virar poroto granados, um ensopado a base de feijão (que é chamado de porotos granados, mas descobri que o nome alternativo dele é língua de fogo, por conta da vagem que tem marcações avermelhadas que parecem línguas de fogo. Foi levado para Europa, e portugueses e italianos adoraram e incorporaram à culinária), com abóbora e milho.

Tivemos que fazer algumas adaptações por conta da abóbora e do milho. O milho chileno, o choclo pastelero, é bem diferente do nosso milho em termos de tamanho, textura e sabor. A abóbora usada por lá não é possível de encontrar por aqui, mas dá para substituir pela kabocha/cabotiã.

Enfim, é isso. Vou ver se consigo tirar foto da mesa com a comida pronta amanhã.

View original on lemmy.eco.br
batepapo·Bate-PapobyAlehCemy

Luminária com brilho fraco mesmo desligada

Não achei uma comunidade aqui sobre essa temática, então tô postando aqui no Bate Papo mesmo.

Tenho uma luminária na minha escrivaninha que tem uma lâmpada de LED. Eu percebi recentemente que ela tem um brilho fraco, mesmo quando está desligada. E não é aquele brilho residual que ficam nas lâmpadas leds depois de desligar, mas que somem depois de um tempo. Essa fica a noite inteira com esse brilho.

Já troquei a lâmpada 3 vezes, inclusive por uma marca boa de lâmpadas.

O que poderia estar causando esse fenômeno? Seria alguma questão do circuito da luminária que está deixando "vazar" uma corrente mínima, mas o suficiente pra causar esse brilho? Como poderia verificar essa possibilidade e qual seria a forma mais fácil de arrumar?

Já antecipo que não é pela falta de aterramento/fio terra, porque a casa toda está aterrada.

View original on lemmy.eco.br
batepapo·Bate-PapobyAlehCemy

Experiências com propofol e sisos

Depois de um longo relacionamento bastante amigável, mas que está começando a se tornar problemático, terei que tirar os 4 sisos.

Devido ao meu histórico complicado com dentistas, ansiedade e fobia de agulhas, resolvi fazer a cirurgia com sedação endovenosa (assim já arranca os 4 de uma vez, é uma rodada só de antibióticos e medicação, e uma rodada só de pós operatório, além de ser uma facada financeira só). Pelo menos os 4 estão todos para fora, não tem nenhum impactado e nem incluso, e nem nada, então é pra ser bem rápida a cirurgia.

Dentista comentou que seria usado propofol como sedativo.

Alguém aqui já teve experiências em arrancar os sisos com propofol? Se sim, como foi?

View original on lemmy.eco.br
rangos·RangosbyAlehCemy

Ainda não é rango, mas será!

Gosto de fazer queijos por hobby. Resolvi fazer um quark (queijo do norte da Europa bastante similar ao iogurte). Está agora na etapa da fermentação. Amanhã cedo vou medir o pH e ver se chegou no ponto certo. Se sim, é só botar para dessorar. Se não, dar mais um tempo e testar de novo até chegar nesse ponto.

A intenção é usar para fazer um Käsekuchen, um cheesecake alemão.

uma curiosidade: sabiam que o quark é um dos poucos queijos que é feito com leite desnatado? O teor de gordura dele é determinado depois do processo de fermentação e coagulação e dessoragem, com a adição de nata ou creme de leite. Então dá para customizar a gosto.

View original on lemmy.eco.br

O que vocês usam para cobrir o solo na prática de mulching?

Bora trocar umas ideias sobre isso.

Tenho tido bastante dificuldade de achar alguma palha decente para cobrir o solo, como mulch. Logo mais entro na fase de começar a preparar meu canteiro para uma nova temporada de plantio, então já estava pesquisando pra ver alguma alternativa.

Palha de arroz, tanto crua quanto carbonizada, testei e não deu boa no meu canteiro, por conta de vento.

Chips de madeira queria evitar pelo risco de sequestro de nitrogênio.

Tenho grama em casa, porém, cheia dos matinhos, então não queria usar como cobertura de solo para evitar de ter que ficar limpando.

E queria evitar de usar plásticos por uma questão de sustentabilidade mesmo.

View original on lemmy.eco.br

You reached the end