Comment on
Why Defederating from Facebook/Meta is So Important
Reply in thread
Se uma instância se torna 90% da rede, já não é mais uma federação.
Se eles não fizerem nada, já vão ser um problema do ponto de vista técnico: Não sabemos se o protocolo e os projetos do fediverse aguentam a quantidade de usuários e mensagens que vão inundar a rede. Crescimento orgânico é mais lento que uma entrada do Meta no nosso espaço.
E se eles engajarem no embrace-extend-extinguish, as instâncias que tentarem implementar as extensões vão ficar incompatíveis com as que não o fizerem. O que sobrar do fediverse vai ficar dividido. O link conta a história do que rolou com o XMPP e esse pode ser o futuro do fediverse se não bloqueamos.