Spyke

Replies

brasil

Comment on

Why Defederating from Facebook/Meta is So Important

Reply in thread

Se uma instância se torna 90% da rede, já não é mais uma federação.

Se eles não fizerem nada, já vão ser um problema do ponto de vista técnico: Não sabemos se o protocolo e os projetos do fediverse aguentam a quantidade de usuários e mensagens que vão inundar a rede. Crescimento orgânico é mais lento que uma entrada do Meta no nosso espaço.

E se eles engajarem no embrace-extend-extinguish, as instâncias que tentarem implementar as extensões vão ficar incompatíveis com as que não o fizerem. O que sobrar do fediverse vai ficar dividido. O link conta a história do que rolou com o XMPP e esse pode ser o futuro do fediverse se não bloqueamos.

Comment on

*Permanently Deleted*

O sistema em que vivemos é ajustado para maximizar lucros, o quanto antes, a qualquer custo. E é isso que vai acontecer se não houver resistência ou impedimento.

No caso do Twitter e Reddit, o custo foi a experiencia do usuário.

E como modelo de negócio essas empresas nunca fizeram muito sentido, garantir os recursos computacionais que supram a demanda de acessos é surreal sem cobrança direta do usuário ou sem monetizar os dados dos usuários, seja com propaganda ultra-direcionada como Facebook/Meta e Google fazem; ou com treinamento de IA como fez a Microsoft/OpenAI.

Em comparação com sistemas federados acho difícil uma rede social ser viável no futuro. Dentro da federação cada nó arca com seus próprios custos, e dado o tamanho dos nós esses custos são bem menores e podem ser pagos pela própria comunidade.

brasil

Comment on

Why Defederating from Facebook/Meta is So Important

Reply in thread

Resumo: O Lemmy é um projeto que usa o protocolo ActivityPub. Toda instância do Lemmy conseguir enxergar e interagir com outras instâncias que usam o mesmo protocolo (sejam instâncias do Lemmy, Mastodon, Pixelfed, Peertube...). Desfederar significa bloquear uma instância. Se o !brasil desfederar o !lemmy.ml por exemplo, nos não poderemos ver as postagens e comunidades de la, nem vice-versa.

Federações são legais, mas se alguma instância promove conteúdo ilegal no Brasil, as instâncias daqui podem ser responsabilizadas se algum conteúdo de fora acabar armazenado aqui. Então desfederar se torna uma necessidade nesses casos.

Comment on

Alguém poderia aproveitar o Fediverse pra criar um modelo de rede social mais saudável

É possível desativar up e down votes nas instâncias que você controla, talvez nas comunidades também.

O que você está propondo é bacana, mas parece bastante trabalho, e é difícil de viabilizar sem um plano de negócio. Por outro lado, cê pode tentar fazer um fork no projeto e implementar, ou criar um foi zero; o lado bom do fediverso é que cê não precisa começar do zero no número de usuários, o resto da rede proporciona conteúdo, cê só precisa garantir compatibilidade e um ambiente mais saudável do que tem disponível atualmente.

Comment on

Por que os Americanos tem poder de veto na ONU?

Os membros permanentes do conselho tem poder de veto por que foram os vencedores da segunda guerra e estabeleceram essa regra durante a formação da ONU.

É justo? Não. E há pressão acontecendo a décadas pra se aumentar o número de membros permanentes ou mudar as regras relacionadas a isso.

Talvez aconteça nas próximas décadas, considerando o declínio do poder dos EUA e a ascensão do poder da China (que já é membro permanente).

O Brasil é um candidato relevante pra se tornar membro permanente, e nosso corpo diplomático tem capacidade para isso. O difícil é que nem todo governo dá a devida importância às relações internacionais.

brasil

Comment on

*Permanently Deleted*

Vi uma ideia interessante: permitir bots de replicação de posts, segregado em uma instância própria pra isso. Assim evita que ações legais derrubem a instância principal e quem não estiver interessado pode bloquear o conteúdo replicado.