Spyke

Posts

bunkerdaesquerda·Bunker da EsquerdabyCochise

O que as pesquisas dizem, mas fingimos não ver ou, o Brasil de 50 milhões de fascistas – Mas divago…

Se era possível sustentar, recém saídos das urnas de 22 que nem todo mundo que votou no Bolsonaro era fascista, após três anos temos que admitir que “nem todo mundo” era menos de 10% dos 58 milhões de votos. Por que?

https://masdivago.cc/2025/12/19/o-que-as-pesquisas-dizem-mas-fingimos-nao-ver-ou-o-brasil-de-50-milhoes-de-fascistas/Open linkView original on lemmy.eco.br
bunkerdaesquerda·Bunker da EsquerdabyCochise

Levando a palavra da Federação para as organizações de esquerda.

As big techs são inimigas de classe. A estratégia de comunicação dos comunistas precisa ir além delas

Temos bastante gente aqui na Federação que está em organizações de esquerda. Acho que precisamos começar a fazer esse trabalho de defender, dentro delas, a construção de espaços de comunicação alternativos. Esse é um texto que eu andei para a Tribuna de Debates do congresso do PCdoB, com o argumento de usar a Federação sem abandonar as redes imperialistas.

Talvez possamos ir lapidando argumentos de modo coletivo.

Levando a palavra da Federação para as organizações de esquerda.https://pcdob.org.br/2025/08/as-big-techs-sao-inimigas-de-classe-a-estrategia-de-comunicacao-dos-comunistas-precisa-ir-alem-delas/Open linkView original on lemmy.eco.br
comunismo·ComunismobyCochise

Lênin não seria um tiktoker: a relação da esquerda revolucionária com as mídias sociais – Subversidade

re-publicado de: https://lemmy.eco.br/post/14264426

Argumentos a favor da esquerda revolucionária manter as próprias plataformas sociais na internet, em vez de usar somente as plataformas sociais das big techs.

A ideia é que esses espaços sejam pensados como o fundo do "funil de conteúdo" que muitos camaradas da agitação e propaganda fazem, reservando para as redes corporativas apenas o papel de topo do funil.

https://subversida.de/lenin-nao-seria-um-tiktoker-a-relacao-da-esquerda-revolucionaria-com-as-midias-sociais/Open linkView original on lemmy.eco.br
bunkerdaesquerda·Bunker da EsquerdabyCochise

Lênin não seria um tiktoker: a relação da esquerda revolucionária com as mídias sociais – Subversidade

Argumentos a favor da esquerda revolucionária manter as próprias plataformas sociais na internet, em vez de usar somente as plataformas sociais das big techs.

A ideia é que esses espaços sejam pensados como o fundo do "funil de conteúdo" que muitos camaradas da agitação e propaganda fazem, reservando para as redes corporativas apenas o papel de topo do funil.

https://subversida.de/lenin-nao-seria-um-tiktoker-a-relacao-da-esquerda-revolucionaria-com-as-midias-sociais/Open linkView original on lemmy.eco.br
bunkerdaesquerda·Bunker da EsquerdabyCochise

O que explica a política externa de Trump?

Algumas ações do governo Trump parecem loucura pura. Congelar os fundos da USAID é basicamente abdicar de poder, e, que político abdica de poder? Ameaçar aliados de OTAN, como Canadá e Dinamarca, ameaçar colocar tarifas em aliados... tudo isso enfraquece o país em um contexto que a gente esperava que o governo fosse tentar criar um bloco para se contrapor à China, nos moldes da guerra fria.

Qual argumento pode explicar essa política externa? Custo a crer que seja puro capricho ou burrice. O mais provável é que essas ações estejam alinhadas com algum objetivo político, mas qual objetivo seria esse? Qual possível endgame pode estar sendo perseguido?

View original on lemmy.eco.br
bunkerdaesquerda·Bunker da EsquerdabyCochise

A diferença entre as empresas do centro imperialista e da China no Brasil (inglês)

Uma análise interessante sobre a diferença no modo de atuar da Ford e Mercades é da BYD e Great Wall no Brasil. Enquanto as primeiras fecharam fábricas as últimas compraram essas fábricas e estão investido.

O analista não fala sobre imperialismo, mas para mim é óbvio que é o ponto mais importante. Enquanto as empresas ocidentais veem o Brasil apenas como um mercado a ser saqueado, as chinesas têm julgamentos minimamente racionais.

View original on lemmy.eco.br
politica·PolíticabyCochise

Uma interpretação diferente da eleição: quem mais perdeu foi PSD e MDB

re-publicado de: https://lemmy.eco.br/post/8530048

A métrica que melhor mostra a força dessa continuidade é comparar o número de prefeituras que cada partido venceu com quantas governava na véspera da eleição - e não com as vitórias obtidas em 2020. Isso porque, nos últimos quatro anos, houve muita migração partidária. Assim, comparar apenas os resultados das urnas ao de quatro anos atrás não traz um retrato fiel do desempenho dos partidos.

Por essa ótica, houve muito mais continuidade que mudança. O resultado obtido pelo PSD é ilustrativo dessa diferença. O partido elegeu 654 prefeitos em 2020, e 887 este ano, o que o fez ser visto como o grande vitorioso. Mas, na véspera do pleito, governava 1.040 municípios - logo, perdeu 153 prefeituras (14%). Já o MDB entrou na disputa com 916 prefeituras e saiu com 853, uma perda de 63 municípios. PL e Republicanos tiveram os maiores ganhos, mas menores que os obtidos em 2020. Enquanto isso, o PT tinha 265 prefeituras na véspera da eleição, e conquistou 252.

https://archive.ph/xLankOpen linkView original on lemmy.eco.br
politica·PolíticabyCochise

O ressentimento da classe média por trás do antipetismo, agora com provas científicas

A pesquisa de César Zucco e David Samuels e Fernando Mello aponta que o ressentimento social contra mulheres, negros e pobres, está ligado à sensação de que o seu grupo perdeu status social, e os dois podem prever o antipetismo. Agora todo mundo que tirou sarro da Marilena Chauí tem que fazer mea culpa.

Tem dois insignts muito interessantes na pesquisa:

  1. Ao contrário de outros países, no Brasil o contrário também é verdade. A pessoa ter baixo ressentimento e perceber que seu grupo ganhou status prevê petismo.
  2. Quanto ao status social, petistas, acham que todo mundo ganhou, antipetistas, acham que todo mundo, menos MST e LGBT. (Figura) Minha intuição é que antipetistas tem uma mentalidade de soma-zero enquanto petistas tem uma mentalidade ganha-ganha.

Artigo; https://piaui.folha.uol.com.br/materia/a-psicologia-afeta-concretamente-a-politica/

Pesquisa completa: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4727821

Poscast com entrevista sobre o tema: https://omny.fm/shows/an-lise-da-not-cia/lula-ou-bolsonaro-quem-influencia-elei-es-municipa

View original on lemmy.eco.br