Levando a palavra da Federação para as organizações de esquerda.
As big techs são inimigas de classe. A estratégia de comunicação dos comunistas precisa ir além delas
Temos bastante gente aqui na Federação que está em organizações de esquerda. Acho que precisamos começar a fazer esse trabalho de defender, dentro delas, a construção de espaços de comunicação alternativos. Esse é um texto que eu andei para a Tribuna de Debates do congresso do PCdoB, com o argumento de usar a Federação sem abandonar as redes imperialistas.
Talvez possamos ir lapidando argumentos de modo coletivo.
https://pcdob.org.br/2025/08/as-big-techs-sao-inimigas-de-classe-a-estrategia-de-comunicacao-dos-comunistas-precisa-ir-alem-delas/Open linkView original on lemmy.eco.br
Parabéns pelo texto, eu tenho pensado muito que uma estratégia que pode ser válida pra trazer as pessoas pra federação é oferecer serviços federados que resolvam demandas práticas dos movimentos e partidos, principalmente naquilo que a big tech não oferece. Um bom exemplo é o Gancio, não conheço nenhuma ferramenta da big tech que oferece a possibilidade de gerar um site com a agenda de um coletivo como ele faz. Aí a partir do momento em que as pessoas já usam ferramentas como essa, dá pra ensinar que ela conversa com o Mastodon e outras aplicações. Trabalho de formiguinha e de paciência, mas acho que vale o teste. Eu quero muito hospedar uma instância do Gancio para divulgar os shows dos artistas da minha cidade, para trazer a galera pra federação aos poucos.
@felipesiles @Cochise Realmente é um nicho interessante. E é um servidor leve e fácil de subir. A maior dificuldade é convencer as pessoas a usar, nessa época em que acham que o instagram é o bastante. Aliás, o laboratório hacker de Campinas tem um em https://eventos.lhc.net.br/