O governo de Maurício de Nassau entre 1637 a 1644 na real foi esse paraíso todo?
Os livros escolares de história dizem que teve reforma urbana, investimento nos engenhos, tolerância religiosa, mas tudo isso me soa bom demais pra ser verdade.
Nunca ouvi sobre esse Nassau, mas considerando que o sistema de ensino brasileiro há anos já arrasta o Brasil para baixo em rankings de aprendizado, eu suspeitaria de quaisquer afirmações não facilmente aferíveis de livros aprovados.
Faz sentido, tanto empréstimo assim deve ter dado besteira. (Eu sei que teve o Tratado de Haia, mas se continuassem com esses empréstimos o dinheiro deveria ter ido aos ares)
Nassau foi muito criticado pela companhia das índias ocidentais que o contratou por todo esse "desperdício". O camiho natural seria sua substituição por um administrador que impusesse um regime colonial mais tradicional.
A melhor coisa da invasão holandesa foi esses europeus ficarem brigando entre si e desviar o foco de Palmares que pode crescer e se fortificar.
Nunca ouvi sobre esse Nassau, mas considerando que o sistema de ensino brasileiro há anos já arrasta o Brasil para baixo em rankings de aprendizado, eu suspeitaria de quaisquer afirmações não facilmente aferíveis de livros aprovados.
Provavel que não. Sempre que alguem dizer que houve um governante muito bom, normalmente estão exagerando, ou essas benecias vieram com um preço.
Faz sentido, tanto empréstimo assim deve ter dado besteira. (Eu sei que teve o Tratado de Haia, mas se continuassem com esses empréstimos o dinheiro deveria ter ido aos ares)
Paraíso para quem em uma sociedade escravista?
Nassau foi muito criticado pela companhia das índias ocidentais que o contratou por todo esse "desperdício". O camiho natural seria sua substituição por um administrador que impusesse um regime colonial mais tradicional.
A melhor coisa da invasão holandesa foi esses europeus ficarem brigando entre si e desviar o foco de Palmares que pode crescer e se fortificar.
Quem foi Palmares que eu não lembro agora?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Quilombo_dos_Palmares
Aaah, sim, sim. Lembrei. Só por "Palmares" eu pensava que era uma pessoa.