Posts
[Video] I Made a Chart of U.S.Wealth Inequality and it Sucks
This is a video by the guys behind the Comingle project, which aims to create a platform to allow people to set up a peer-to-peer basic income scheme. However, the video is not about basic income or even the Comingle project, but just an overview of how extreme the wealth distribution in the US really is.
I've seen lots of these U.S. wealth distribution charts, and I already knew it sucks. But it never hit me just how completely out of whack the thing is. Rather than explain a static chart, they actually sourced the data from the federal government and built a dynamic data exploration tool which they then use to demonstrate the sheer scale of the imbalance, with an effectiveness I had not seen before. I just had to share this.
Gráfico da percentagem de votos que não elegeram deputados nas eleições legislativas de 2024, por partido
Mais uma vez, vê-se que o sistema beneficia imensamente os partidos maiores: PS, AD e CH puderam aproveitar praticamente todos os votos, enquanto a IL, BE, CDU, Livre e PAN tiveram entre 1/4 a quase 3/4 (!!!) de votos que não elegeram deputados.
(Fonte da imagem: https://omeuvoto.com)
Tax The Rich: Petição europeia por um imposto sobre grandes fortunas
Deparei-me recentemente com esta Iniciativa de Cidadania Europeia (o mecanismo oficial da UE para petições públicas) intitulada “Tax the Rich”, que propõe ao Parlamento Europeu que discuta a implementação de um imposto sobre grandes fortunas ao nível europeu. Um dos promotores da iniciativa é o próprio Thomas Piketty.
Segundo as estatísticas da petição, as assinaturas em Portugal ainda estão bastante abaixo das necessárias. Se acharem interessante a ideia, assinem para dar apoio!
https://www.tax-the-rich.eu/Open linkView original on lemm.eeDiscurso de Rui Tavares no 10.° aniversário do Livre
Gostei bastante deste discurso. Conseguiu mostrar uma visão clara do futuro para que o Livre pretende caminhar, através de exemplos concretos de medidas no presente, implementadas ou em curso — ou seja, ao mesmo tempo idealista e com os pés na terra. Achei que valia a pena partilhar :)
Como funciona o sistema eleitoral?
Um excelente episódio do Inpertinente (podcast da FFMS) sobre o sistema eleitoral português. Não tem muito de novo para quem já andou a explorar o tema, mas é uma excelente introdução para quem tem curiosidade sobre o assunto. Além disso, cobre (especialmente mais perto do fim) vários pontos importantes sobre alternativas e reformas que se poderiam fazer: círculos de compensação, voto preferencial, etc.
https://www.ffms.pt/pt-pt/ffms-play/inpertinente-podcast/como-funciona-o-sistema-eleitoralOpen linkView original on lemm.eeAlguém já experimentou o Threads e tem erros sempre que tenta ver os comentários de um post?
Todas as vezes que tento abrir um post para ler os comentários, aparece-me este erro: "Sorry, something went wrong. Try Again".
Alguém mais já bateu neste problema? Será algo relacionado com as restrições do Threads na UE?
