Spyke

Replies

news

Comment on

Federal officer blasts chemical spray into vocal but nonviolent Portland protester, video shows

We're going medieval real fast.

We're receding in civilization in a no short of spectacular way.

While I certainly expected a degree of collapse, I really didn't see the oligarchy oppression coming. Us, peasants, are, in fact, dead weight considering we're consuming too much resources. And we stand in the way of them being able to continue to accumulate and use the resources. AI will automated many things for them without having to deal with humans and their disadvantages.

Our best shot at hope is if we band together to protect ourselves from them.

The accumulation of resources by them is brutal and obscene, and they moved to the phase of annihilation.

Comment on

Alguém está motivado para ir votar?

Sim, estou. Acho que todas as eleições são importantes—e que devemos ir votar, mesmo que seja em branco, mas ir votar. (Não indo votar, a única mensagem que se retira, no final, receio que seja "decidam vocês, que o que decidirem para mim está ok".)

Se não te sentes representado, não te sentes representado. Pensa bem, pondera, e vai votar. Aproveita para beber um café, meter conversa com algum conterrâneo: alguma interação humana, empatia e comunidade são coisas hoje que são muito precisas. 🙂

coimbra

Comment on

Repair Café em Coimbra?

Algo relacionado com o tópico:

"Kreisler associations (Kreisler) are spaces where everyday needs—repairing, borrowing, learning, and helping—are met collectively. Kreisler are community-driven, meaning that decisions are made by the people who use and run them. This includes direct democratic governance through the active members of the Kreisler association, in accordance with sociocratic principles."

https://www.resilience.org/stories/2025-10-29/kreisler-community-driven-catalysts-for-degrowth/

Fonte: https://mastodon.green/@gerrymcgovern/115462661714789279

Comment on

Tradução dos títulos do YouTube

Eu já instalei o PeerTube. O volume de conteúdos é quase residual, não vale a pena qualquer comparação.

Por outro lado o YouTube está absolutamente péssimo—a enfiar-nos a porcaria dos shorts cheios de lixo para a dopamina pelos olhos adentro, na pesquisa, etc, há umas semanas mal o abria começava num vídeo que o algoritmo escolheu para mim logo, etc. Uma caricatura do que era. Portanto, sim, PeerTube, continuar a ver/dar atenção que o YouTube já foi meus caros.

Comment on

Conseguem entender o português do Brasil?

Creio que sim, muito há custa das telenovelas e dos conteúdos do Brasil.

Como já alguém disse, os brasileiros, como não têm tanto contacto com conteúdos de Portugal, não entendem no início, mas depois de algum tempo acomodam, e como a maioria dos portugueses entende a variante do Brasil, conseguem continuar a usar a variante do Brasil sem problema.

Ao fim de alguns anos começam a conseguir iniciar a variante de Portugal. Já as crianças brasileiras ao fim de alguns anos conseguem falar a variante de Portugal.

Mas no geral, todas as variantes de Português (incluindo Angola, Cabo Verde, etc) conseguem ser compreendidas. De forma mais ou menos pausada, mas conseguem.

coimbra

Comment on

Regulamento municipal do ruído

Mas diria que, talvez a primeira fosse um bom começo.

coimbra

Comment on

Regulamento municipal do ruído

Reply in thread

Depois de postar aqui, fui ver o regimento da Assembleia Municipal de Coimbra, e não é muito fácil.

Tens que enviar um pedido ao Presidente da Mesa da Assembleia, com uma antecedência de 5 dias, que depois decide se te dá a palavra ou não na Assembleia. Muito pouco participativo, mas, é o temos de momento. 😔

You reached the end