Capitalismo não está dando certo também, né? Agronegócios destruindo floresta amazônica para criar mais vacas, pessoas mais espertas do mundo estão trabalhando no google e amazon fazendo pesquisas como vender propaganda melhor, industria de petróleo pagando politicos e mídia para mentir sobre mudanças climáticas. Trump.
E também, União Soviética não deu certo, mas o que deu certo na Rússia? Monarquia acabou em revolução, União Soviética quebrou, agora depois de 35 anos do capitalismo o resultado é a guerra que não acaba, o presidente que se acha rei, os drones atacando Moscou…
sim, foi a primeiro país a fazer isso na história. teve muita tentativa e erro também, tateando no escuro.
é que pessoal usa a palavra comunismo e socialismo pra se referir à mesma coisa, mas tecnicamente falando: comunismo é uma sociedade sem estado, enquanto socialismo é quando o povo tira a burguesia e toma o estado, com o objetivo final de desenvolver o comunismo. anarquistas também almejam o comunismo, só que por outros métodos.
Segundo o fediverse observer, o fediverso inteiro (o lemmy e mais todas as outras redes federadas juntas) tem menos de 3 milhões de usuários. Ou seja, até mesmo o pinterest tem mais gente do que aqui, pois chegamos nem a 1% da quantidade de gente de lá, e olha que quase ninguém usa pinterest. O lemmy está a anos-luz de ser uma amostra representativa da sociedade.
Mas não é pra desanimar. Pelo menos aqui é um espaço seguro pra discutir temas como esse, que não são bem aceitos nas grandes plataformas. Quem sabe a gente não vai crescendo com o tempo? Estamos aqui fazendo a nossa parte
Não sei o motivo. A minha mãe achou o signal bonitinho na época que eu usava, perguntou até o que eu fiz pra deixar o meu WhatsApp daquele jeito. Aí eu contei que era outro app e ela só reclamou. Nem deu uma chance.
O Lemmy e o fediverso como um todo é na maior parte de esquerda por causa da maneira como a rede é descentralizada, o que atrai as pessoas que se opõem à centralização do poder na mão dos bilhonários das big techs e à censura que eles fazem nas redes.
Não sou a pessoa certa pra falar de política, mas acho que não faz muito sentido dizer que "o comunismo falhou" porque até hoje não vimos uma nação comunista existir da maneira que era proposta inicialmente (ausência de Estado, de propriedade privada e de dinheiro). Só vimos países socialistas (autoritários) e socio-democracias.
A idéia proposta era que o socialismo fosse uma fase transitória que levaria ao comunismo, mas pra isso o Estado teria que sair da posição de poder que tem, o que não acho que nenhum deles quer fazer.
Escrevi isso tudo sem pesquisar nada, então posso ter falado merda. Se quiserem corrigir fiquem à vontade.
O lemmy, por mais que descentralizado, é uma bolha, aqui uma grande parte das pessoas usam linux e apoiam software livre, a maioria das pessoas nem sabem o que é isso. Mesma coisa com o comunismo, só que eu nem diria que a maior parte do lemmy é comunista, mas algum sabor de esquerda com certeza. Também acho meio complicado falar que não deu certo também, já que ele nunca foi implantado (acabei de perceber que outra pessoa já escreveu a mesma coisakkkkk)
A China e a União Soviética não são/eram comunistas (no sentido de ser implantado, ideologicamente são comunistas), elas são socialistas, que é uma fase de transição entre o capitalismo e o comunismo
Capitalismo não está dando certo também, né? Agronegócios destruindo floresta amazônica para criar mais vacas, pessoas mais espertas do mundo estão trabalhando no google e amazon fazendo pesquisas como vender propaganda melhor, industria de petróleo pagando politicos e mídia para mentir sobre mudanças climáticas. Trump.
E também, União Soviética não deu certo, mas o que deu certo na Rússia? Monarquia acabou em revolução, União Soviética quebrou, agora depois de 35 anos do capitalismo o resultado é a guerra que não acaba, o presidente que se acha rei, os drones atacando Moscou…
A gente se fode por todos os lados, então
mas o comunismo dá certo
A União Soviética nåo fez parecer isso.
a união soviética foi um país feudal agrário que se industrializou o suficiente pra competir com os eua e mandar gente pro espaço em apenas 1 geração.
avanços históricos em expectativa de vida educação e direitos civis (usamos o modelo de aposentadoria e saúde deles até hoje).
cometeram erros e acertos, hoje pessoal exagera os erros e apaga os acertos.
Mas também teve muito erro. Mas sim, a história tende a exagerar umas coisas e esconder outras.
Um usuário me disse que na verdade a USSR era socialista.
sim, foi a primeiro país a fazer isso na história. teve muita tentativa e erro também, tateando no escuro.
é que pessoal usa a palavra comunismo e socialismo pra se referir à mesma coisa, mas tecnicamente falando: comunismo é uma sociedade sem estado, enquanto socialismo é quando o povo tira a burguesia e toma o estado, com o objetivo final de desenvolver o comunismo. anarquistas também almejam o comunismo, só que por outros métodos.
Sim, agora faz sentido.
Só aguardar 72h
não precisa aguardar.
Até aonde eu sei a maioria das pessoas são socialistas. Apenas uma minoria radical é comunista.
Se prepare para o choque de realidade:
Segundo o fediverse observer, o fediverso inteiro (o lemmy e mais todas as outras redes federadas juntas) tem menos de 3 milhões de usuários. Ou seja, até mesmo o pinterest tem mais gente do que aqui, pois chegamos nem a 1% da quantidade de gente de lá, e olha que quase ninguém usa pinterest. O lemmy está a anos-luz de ser uma amostra representativa da sociedade.
Mas não é pra desanimar. Pelo menos aqui é um espaço seguro pra discutir temas como esse, que não são bem aceitos nas grandes plataformas. Quem sabe a gente não vai crescendo com o tempo? Estamos aqui fazendo a nossa parte
Ás vezes eu tento fazer um esforço pra chamar gente pro Fediverso. Não dá muito certo.
A inércia das pessoas é muito grande com essas coisas, infelizmente :(
Não sei o motivo. A minha mãe achou o signal bonitinho na época que eu usava, perguntou até o que eu fiz pra deixar o meu WhatsApp daquele jeito. Aí eu contei que era outro app e ela só reclamou. Nem deu uma chance.
O Lemmy e o fediverso como um todo é na maior parte de esquerda por causa da maneira como a rede é descentralizada, o que atrai as pessoas que se opõem à centralização do poder na mão dos bilhonários das big techs e à censura que eles fazem nas redes.
Não sou a pessoa certa pra falar de política, mas acho que não faz muito sentido dizer que "o comunismo falhou" porque até hoje não vimos uma nação comunista existir da maneira que era proposta inicialmente (ausência de Estado, de propriedade privada e de dinheiro). Só vimos países socialistas (autoritários) e socio-democracias.
A idéia proposta era que o socialismo fosse uma fase transitória que levaria ao comunismo, mas pra isso o Estado teria que sair da posição de poder que tem, o que não acho que nenhum deles quer fazer.
Escrevi isso tudo sem pesquisar nada, então posso ter falado merda. Se quiserem corrigir fiquem à vontade.
Adicionaria que as maiores e mais antigas instâncias costumam ter viés de esquerda, o que acaba direcionando quem entra, ou quem pode entrar.
Sim, aaaah, faz sentido agora.
Um tanto fora do tema, mas ás vezes aqui também tem umas censuras bem ridículas.
Eu achava que era pq essas ideias eram normalmente sensuradas em outras redes. Mas a sua tese faz mais sentido
Se o quesito fosse censura, eu esperaria ter aqui muito mais gente que critica imigração em massa, vacinas forçadas, estado centralizador, etc.
O lemmy, por mais que descentralizado, é uma bolha, aqui uma grande parte das pessoas usam linux e apoiam software livre, a maioria das pessoas nem sabem o que é isso. Mesma coisa com o comunismo, só que eu nem diria que a maior parte do lemmy é comunista, mas algum sabor de esquerda com certeza. Também acho meio complicado falar que não deu certo também, já que ele nunca foi implantado (acabei de perceber que outra pessoa já escreveu a mesma coisakkkkk)
Tem a China e a União Soviética, por exemplo.
A China e a União Soviética não são/eram comunistas (no sentido de ser implantado, ideologicamente são comunistas), elas são socialistas, que é uma fase de transição entre o capitalismo e o comunismo
Sim, sim, outro usuário mencionou isso. É, faz sentido.