Spyke
ursal.zone

@miugnutos @linux recomendo fortemente o ZorinOS. É o que eu to usando atualmente, e não me incomodo com praticamente nada... ele é muito bonito, e feito pra facilitar pra quem ta fazendo a transição do windows. Ele não tem atualizações pra versões novas muito constantes, o que faz com que ele seja mais estável por ficar mais tempo com versões de programas que não são recém lançadas

vai na fé!! :tux:

https://zorin.com/os/

#zorinos #linux

5
Pabloreply
mastodon.social

@pancho @miugnutos @linux

me tire uma duvida sincera, você acha que ele é tão leve quanto o Linux Mint com XFCE? Mas sem sombra de duvidas o Zorin é mais amigável e mais "ajustado" aos EXEs da vida

1
Pabloreply
mastodon.social

@pancho @miugnutos @linux @diolinux

Eu não sou muito fã do Dio, porque as vezes ele solta um papo meio empreendedor farialimer, cheio de meritocracia e afins. Enfim, o ponto não é só o DE de cada distro (GNOME ou XFCE), apesar do GNOME ser um pouco mais pesado. Eu tenho alguns amigos que usam GNOME e XFCE, mas não tá tão gritante a diferença de consumo de RAM. Mas o ponto é que diversos pacotes pré-instalados em cada uma destas distros pode estar rodando em segundo plano e consumindo recursos.

4
Pabloreply
mastodon.social

@pancho @miugnutos @linux @diolinux

Só pra deixar registrado, tem uma distro muito boa, feita por um camarada uruguaio que vive no Brasil que roda em PCs com recursos bem limitados (como exemplos os laptops que o governo argentino distribuiu uns anos atrás), ela se chama Loc-OS, vale a pena dar uma olhada e uma testada, vou deixar o link do site deles a seguir.

https://loc-os.com/

5
lemmy.eco.br

Se já usou linux antes e tem prática, então pode dar uma olhada em mais opções se quiser buscar a que te atende melhor. Se quiser, minha sugestão é pegar um pendrive, instalar o ventoy nele e colocar todas as isos que quiser testar. Aí vai experimentando no pc e vendo qual gosta mais. Algumas interessantes pra testar são ubuntu, mint, fedora, pop os, opensuse. Essas distros são mais voltadas pra uso geral, mas tem também distros que são voltadas pra aplicações mais especificas que talvez possam te interessar, a depender da sua máquina e da aplicação. Por exemplo, mx linux é muito boa pra máquinas antigas, nobara é bem prática pra jogos, etc.

Mas de qualquer forma, com mint não tem erro, é a mais indicada pela comunidade. Se quiser pular a experimentação, pode ir direto de mint e ser feliz.

3
bolha.forum

—Saudades do meu Linux Mint XFCE: Lembro com carinho do meu antigo notebook Positivo que veio com o Windows 7. Ele vivia travando e dando problemas ao ligar.

Para resolver isso, assisti vários tutoriais no YouTube e segui todos os procedimentos recomendados. Instalei programas para criar um pen drive bootável e parti para o "tudo ou nada".O processo de instalação do Linux Mint XFCE até que foi muito tranquilo e deu uma vida nova para o meu velho e famigerado Positivo. Além disso, criei outro pen drive desta vez com o Tails. Desde então, me tornei um grande fã do Linux.

Sempre fico um pouco desanimado quando tenho que usar um computador com Windows. O Linux Mint é uma ótima opção para quem está migrando do Windows, pois é intuitivo e fácil de usar.

3

É porque o mint tem uma combinação de fatores que o torna a melhor opção pra se recomendar pra alguém sem conhecer a pessoa, a finalidade e a máquina:

  • boa estabilidade
  • baseado no ubuntu (a maioria dos tutoriais e ajuda online são pra ubuntu, então normalmente funcionam no mint)
  • fácil de instalar
  • interface padrão parecida com o windows
  • drivers recentes disponíveis e boa compatibilidade com hardware
  • razoavelmente leve e roda bem em pcs modestos ou mais antigos, desde que com pelo menos 4gb de ram

Eu mesmo nem uso o mint, mas o recomento sempre.

5

O primeiro passo para migrar para o Linux é estudar bem qual sistema usar pesquisei bastante e escolhi o Mint XFCE que uma versão para maquinas mais fraquinhas, logicamente que você não vai logo de Kali rsrsrs

2

Pra quem quer ter uma experiências os usuários recomendaram ótimas distros, dou ênfase e recomendo Kubuntu, Mint e POP OS caso queira lidar com coisas mais fáceis e prontas.

Agora ;

Quer mergulhar de cabeça no linux e software livre ?!

Instala o Slackware ou Arch se quiser passar por toooooda a dor de cabeça e aprender o funcionamento da OS antes de encontrar problemas com as distros mais "prontas". É uma OS para usuários avançados, um linux "de verdade" (sem o nojão do systemd, vc vai aprender o que é). Existem diferenças grandes entre os linux prontinhos e empacotadinhos e aqueles que te forçam um pouco a entender a estrutura genial que compõe o kernel, os ambientes de desktop, os serviços e camadas dessa super engenhoca contributiva que está desde os anos 90 dominando tudo por onde passa.

3
lemmy.eco.br

Comece com os mais simples, vc vai curtir e vai notar uma diferença na velocidade de resposta da sua máquina tremenda se estiver tudo certinho.

3

Depende muito da particularidade do seu uso. Por exemplo, eu uso Debian, pela estabilidade, com o KDE Plasma porque, como trabalho com leitura e produção textual, eu faço algumas personalizações que me deixa mais confortável pra essas atividades, tendo em vista que o KDE é um Desktop Environment que permite muitas personalizações.

Se quiseres experimentar o KDE Plasma, eu te recomendaria o Tuxedo OS, que é bem atualizado e estável, embora seja baseado no Ubuntu. O único porém é que, como é desenvolvido por uma empresa alemã, as atualizações são mais lentas pra baixar por conta da localização do servidor.

Outra sugestões seriam algumas flavors do Ubuntu. O Kubunto pro KDE Plasma é legal também; o Xubuntu é uma boa alternativa pra computadores mais modestos por conta do Xfce; e o Ubuntu Mate que também é leve e o padrão dele é funcional, não precisando personalizar muita coisa — eu acho melhor que o Gnome, inclusive. O projeto principal do Ubuntu não anda bem das pernas, mas as flavors conseguem ser melhores do que o original.

Eu puxo muito a sardinha pros derivados do Debian porque foram os que mais passei tempo usando e estudando. Mas, a sugestão do Fedora é uma boa. E também poderias considerar conhecer o Manjaro.

Abraços.

3

Se for absolutamente novato, recomendo um ZorinOS, já que ele tem um banco de dados de aplicativos do Windows (que não são compatíveis nativamente) que sugere passos para rodar eles ou usar alternativas.

Também tem o EndeavourOS que é baseado em Arch Linux, então os aplicativos, drivers e kernels são frequentemente atualizados. E de quebra pode usar a excelente documentação da Arch Wiki.

E existem distros como a elementaryOS, que são bonitas porém não tão fáceis de se usar para iniciantes.

2

@miugnutos @linux

99% do tempo você vai usar são os programas, então a distribuição não deveria fazer muita diferença. Inclusive, dá para instalar os programas pelo Flathub, o que apaga ainda mais a diferença entre as distribuições.

2

@miugnutos @linux

Proponho o seguinte critério para escolher sua distribuição Linux: quando você precisar de ajuda, a quem vai recorrer?

Hoje uso Arch Linux, em parte porque a documentação em https://wiki.archlinux.org é fabulosa.

O resto dos computadores da família estão com EndlessOS, porque o usuário praticamente não precisa ler essa documentação, embora o endless (assim como outras distribuições) tenha um fórum de usuários.

1

@miugnutos @linux eu sou um usuário que precisa de estabilidade pra rodar e o ambiente de desenvolvimento do meu jeito, por isso tenho usado Debian stable. Não recomendo para iniciantes, mas todos os que eu recomendo são descendentes dele: mint, lmde, [ kl]ubuntu, pop, zorin.

1
mastodon.social

@miugnutos @linux

antes de fazer uma sugestão, poderia me informar o hardware em que você vai instalar? Quantidade de armazenamento CPU com versão detalhada e memória RAM. Quanto mais detalhes, melhor

1
Pabloreply
mastodon.social

@miugnutos @linux

Não parece ser uma máquina tão limitada, tem recursos até interessantes, pega um Zorin ou Linux Mint sem medo! Você não deve ter dores de cabeça com nenhuma distro linux com essas configurações

1
mastodon.social

@miugnutos @linux Vi que vc já usou o Ubuntu. Gosto dele e é o que tô usando num notebook.

Depende do seu uso. Se for pra coisas comuns como navegar, e-mail, textos, apresentações e edição de vídeo e fotos acho que todos são bons.

Tem uns que são especiais pra rodar Windows, IA, segurança etc.

Dá pra ajustar qq um pra funções específicas.

O pessoal sugeriu Fedora e Mint, que são ótimos também! Até pensei em instalar o Fedora pq quero usar mais pra voltar a programar e acho mais profissa

1

@Roneyb @linux eu só pretendo usar pra coisas mundanas e comuns mesmo, pelo menos por enquanto. sugeriram muito o mint mesmo, mas eu tava pesquisando, me deparei com o zorin e achei muito bacana. vou testar ele primeiro e se eu não achar satisfatório, troco pro mint

2

@miugnutos @linux Quando estava escolhendo quase peguei o Zorin! Parece bem agradável de usar!

A propósito… Talvez seja hora de repensar umas ideias antigas e indicar Linux pro usuário médio e ele pode ser uma ótima porta de entrada 🤔

1
mas.to

@miugnutos @linux uma boa experiência também depende do seu computador e do que você faz com ele, se ele for muito melhor melhor procurar distro com interface leve, mas se você joga e não quer perder tempo com drivers de vídeo, melhor uma que já vem com eles instalados.

1

@kennergf @linux de fato eu uso muito pra jogar e o resto de tempo é coisa mais simples, usando navegador mesmo, sem softwares pesados e específicos. De maneira geral, eu diria q eu consigo identificar e procurar soluções pra problemas, mas de fato não quero ter q passar muito tempo buscando soluções pra coisas simples como drivers não. Qual OS já vem com eles instalados?

1
Kennerreply
mas.to

@miugnutos @linux se seu computador tiver placa dedicada da NVidia e você quiser usar o driver proprietário aí invés to driver opensource eu recomendo o PopOS.
Ele é baseado no Ubuntu (que exige contra de email), mas bem modificado.
Mas se sua placa não for NVidia não faz diferença.

1

@miugnutos @linux Ele parou de funcionar do nada. Aí voltei pro Windows, que começou a desligar sozinho (provavelmente pq era pirata). Aí instalei o Fedora e até agora tá uma maravilha, muito estável e muito leve. Eu sou meio leigo em computador, escolhi o Fedora por isso... É a versão "grátis" e mais leve do Red Hat, que é pago, até onde eu sei.

1
:alerta: USUÁRIOS DO PINGUIM :tux: ME AJUDEM | Spyke