Spyke

Replies

Comment on

Impostor sem síndrome

@Paula_Tejando Tem que ver se não é falta de ferro, falta de vitamina D, falta de magnésio, início de depressão… Mas se não for nada disso, bem-vindo ao clube porque, no meu atual emprego, sinto isso nove horas por dia de segunda a sexta. Sou concursada, só vou sair quando passar em outro concurso.

Comment on

Impostor sem síndrome

Reply in thread

@Paula_Tejando Eu tenho uma condição genética de serotonina baixa, nunca fui considerada alegre. Mas depois de sete anos trabalhando com rádio e telejornalismo (hard news), passei a não sentir graça em nada mais, nem no que eu gostava. Comecei a tomar medicação e consegui sair do telejornal para programa de entretenimento. Nunca mais parei de tomar a medicação, quando fico sem ou me esqueço, os sintomas são bem claros.

Comment on

Conceito de rede social?

Reply in thread

@Cochise

Falso cognata, no caso, seria a expressão inteira, já que esse tipo de pleonasmo não faz sentido em português (ou não fazia antes de todo mundo traduzir errado). E mesmo se considerarmos que, nesse contexto, "social” significa “interativa” ou “relacional”, ainda serve para mídia analógicas, como cartas e rádio/TV com participação do ouvinte. Além de ser uma expressão pleonástica e ambígua, é incompleta, porque nada nela diz internet.

Mas, na língua, todo erro repetido pode se tornar uma verdade. É difícil tirar isso das pessoas. 😭

Comment on

Conceito de rede social?

Reply in thread

@Staden_ @arlon

De acordo com as ciências humanas, YouTube é rede social sim, por tudo isso que você observou.

Mas o pessoal da TI, que chegou muito depois, inventou seu próprio significado para a expressão e, como não têm muitas noções de ciências humanas, tentam corrigir quem usa a expressão no sentido original, como se “rede social” tivesse nascido na internet. 😂