Spyke

Replies

Comment on

Já está em funcionamento radar que multa veículos que fazem muito barulho

"Estão deixando a gente sonhar" :-) Imaginem trocar a frota de motos por elétricas e se "criassem" (ironia) uma tecnologia para enviar uma notificação no app iFood do cliente que pediu comida, quando esta estivesse chegando... E não ter que ouvir uma buzina ser tocada 7 vezes seguidas a cada tentativa. PS: não uso iFood, nunca peço comida delivery... Meus vizinhos, sim (o tempo todo).

Comment on

Antinatalismo no Brasil 🇧🇷

Sobre o tema em si, do ponto de vista filosófico, creio que Emil Cioran e sua obra sejam pertinentes. Ele é citado nos livros do André Cancian e é apontado como influência no álbum ‎The Nightmare Of Being (At The Gates) (no lado direito da capa do disco, clicando em "more", abre uma entrevista com comentários faixa a faixa. Em suma, o Pessimismo Filosófico.

Sobre o aspecto quantitativo, tenho uma família gigantesca e, como pessoa introvertida, é bem difícil lidar com isso. Seja com os óbitos frequentes dos mais velhos, quase todo ano umas duas pessoas se vão; seja com os nascimentos frequentes e o constrangimento de não decorar o nome ou não saber identificar tanta gente. A média é de dois filhos, mas me deparei recentemente com um primo que já está no quarto filho (este último, não planejado)... Isso em 2024 é algo desconcertante para mim.

Particularmente, não desejo ter filhos. Mas não fico incentivando as pessoas a terem ou não terem, apenas que se planejem. No caso do Brasil, como dito, a taxa de natalidade diminuiu. Com isso, acredito que o grande problema não seja ter ou não filhos, mas a janela de tempo em que isso ocorre e se é de forma planejada ou não. É muito frequente gravidez na adolescência ou nos primeiros anos de vida adulta, quando não há planos de matrimônio e/ou condições financeiras para a empreitada. Além de causar o abandono escolar / trancamento de matrícula na instituição de ensino, muitas vezes. Isso não só atrapalha a vida dos pais, nessa fase, como pode tornar a vida dos filhos bem conturbada e cheia de privações.

Por outro lado, dentro da realidade brasileira, se os casais forem esperar o momento ideal e de estabilidade financeira, isso pode acontecer fora da janela de fertilidade, o que torna a questão um dilema. De qualquer modo, diante não dos temores, mas da realidade concreta das mudanças climáticas, não acredito que uma pessoa nascida hoje, no Brasil, consiga a ter uma vida digna (nestes aspectos). Daqui para frente, o clima será algo atroz.

linux

Comment on

Linux aproxima-se dos 4,5% do mercado de SO pela primeira vez, podendo atingir os 5% no 1T25

limitação de hardware do windows 11

O mais irônico é que essa tendência me parece ser mais uma fuga do Windows do que uma atração do usuário pelo Linux em si. Logo, o Windows é a melhor propaganda do Linux que podemos ter. A propósito, não comecei a usar Linux por querer: o grande motivo para migração, em 2022, foi o OneDrive descontinuado (dentro do SO) para o Windows 7, ausência de drivers para minha máquina no Windows 10 e erros do Windows Update.

jogos

Comment on

Halo: The Master Chief Collection por R$ 49,75 (75% Off) no Steam

Um adendo, para evitar dor de cabeça:

The Master Chief Collection possui, ao todo, 180 GB de conteúdo. Por padrão, vem com cerca de 120 GB selecionado, que são as campanhas single player de todos os jogos. E um detalhe: mesmo que nenhum jogo ou conteúdo seja selecionado, somente o "launcher" da Master Chief Collection ocupa 15,95 GB.

Para evitar esse download enorme e desnecessário, antes de baixar, seguir os seguintes passos:

  1. Buscar na biblioteca por "Halo: The Master Chief Collection";

  2. Clicar com o botão direito no nome do jogo, depois em "Propriedades";

  3. Clicar em "Conteúdo Adicional";

  4. Marcar apenas o jogo desejado, deixando as outras opções desmarcadas. Depois, fechar a janela e clicar em "Instalar";

  5. Observação: além do jogo base, há conteúdo separado. Geralmente, com o nome de "Extended Language Pack", "Content Pack" ou "Multiplayer" (fiz um teste e o Multiplayer funciona sem o jogo base instalado).

brasil

Comment on

Alternativa a spotify para podcasts br

Atualmente, uso o app gPodder para baixar os podcasts com feed RSS no PC. Então, os sincronizo com dispositivos móveis (MP3 player ou dumbphone).

Para saber se o podcast possui feed aberto, costumo consultar neste site: Podcast AP.

Sobre consumir conteúdo do Spotify fora dele, existe o Grayjay. Ele agrega várias plataformas, a principal delas é o Youtube, mas você pode adicionar outras fontes, como o Spotify.

Certa vez, consegui ouvir música do Spotify na versão para Android do Grayjay. Mas não sei se é possível fazer isso com podcasts.

metal

Comment on

Um guia visual para o Red & Anarchist Black Metal

Bem legal! Cheguei neste subgênero pelo Crust / Blackned Crust (tinha ouvido falar apenas do Iskra e do Ancst). Seguirei a trilha da esquerda da imagem para sacar as outras bandas. Valeu pela dica!

Uma brasileira que se assume como RABM / Antifa é o Vazio, esta apresentação e entrevista deles no Scena é foda:

https://youtu.be/MtX0jFe_D4U

Da Suécia / Países Baixos curto muito o Dödsrit. Como o primeiro álbum deles foi lançado pelo selo Alerta Antifascista Records, acho que já diz muita coisa. São músicas bem densas e arrastadas (média de 4 faixas por álbum) e acho legal que o guitarrista usa bermuda e toca igual o Billie Joe do Green Day, hehehe:

https://www.youtube.com/watch?v=ISaoOEq0q0o

metal

Comment on

Um guia visual para o Red & Anarchist Black Metal

Reply in thread

@[email protected]

Bem legal, não conhecia o blog. O canal de Youtube já apareceu umas vezes nas recomendações. Mas vou confessar: sou meio preguiçoso para "garimpar" as bandas, hehehe. Por isso valorizo muito as recomendações dos camaradas. O Dödsrit mesmo conheci por um patch na jaqueta de um dos integrantes do Tulpa.

Eu adentrei ao gênero por Dawn Ray’d e a coletânea Antifascist Black Metal do Branca Studio

Recentemente conheci o Pacta Corvina, banda de RABM/Blackened do Rio Grande do Sul

Aliás, muito obrigado pelas indicações! Assisti aos dois vídeos e curti. O que mais me pega são esses riffs dissonantes! Muito foda!

You reached the end