Spyke

Ué, sempre foi assim. Sempre teve 10% na minha região (estado do RJ). O que está sendo novidade para mim são restaurantes que estão retirando os 10% por padrão, o que me leva por muitas vezes, inadvertidamente, não pagar os 10%.

Agora, quando o atendimento é uma bosta eu faço questão de tirar os 10% de qualquer forma.

4

100% a favor.

Anotação: Minha esposa é cozinheira e a maior parte do salário dela vem da gorjeta.

4
lemmy.eco.br

Parte vai pra pagar despesas laborais do empregador (FGTS e outros) o resto é divido entre os empregados de diferentes formas. No hotel em que trabalha minha esposa é por pontos dependendo da função, ela é chef então recebe 8 pontos, o rapaz de limpeza recebe 1. Um amigo que é garçom en outro restaurante, quando entram a trabalhar começou com um ponto, e a cada 6 meses ganha um ponto a mais, então o pessoal com mais tempo de casa ganha mais. Em outro restaurante que trabalha outro amigo se divide de igual forma entre todos, então o rapaz da limpeza é o chef ganham bem parecido. Não sei como é a regulamento de como se divide, por que cada lugar que conheço faz de um jeito diferente.

4
lemm.ee

Já faz um tempo que existe uma lei que regula esse assunto

3
dirlididireply
lemmy.eco.br

Quase certeza que isso é municipal ou estadual. Não lembro de lei federal específica sobre isso.

2
lemmy.eco.br

Achava que isso era coisa de São Paulo (capital). Tá em todo lugar mesmo?

3
oicasadoreply
lemmy.eco.br

Preciso sair mais de casa kkkkkk eu não ligo não, desde que vá realmente pros garçons.

5

Eu também não me importo, questionei pelo fato de desconfiar que muitos estabelecimentos usavam estes 10% para lucrar mais, entende? Mas se for dividido entre os funcionários, sem problema

2

You reached the end

10% do garçom | Spyke