Existem várias camadas de restrições que as empresas usam:
1- verificar se opções de desenvolvedor estão ativas
2- dependência de google play services
-3 certificação da google play
4- google safetynet/play integrity
5- verificar bootloader destravado
A 1 é simples, só desativar se um app pedir, mas é bem enjoado se precisar ativar e desativar com frequência. A 2 é relativamente simples também, pois você pode usar o microg pra enganar os apps, ou simplesmente instalar o play services se não tiver preocupações d eprivacidade. O 3 já vai complicando, pois tem que ir num sistema da google que não lembro e registrar seu dispositivo, e pra isso, vai precisar dos play services instalado (talvez tenha módulo magisk pra driblar, mas não mexo com magisk pra saber). No 4 já complica muito, isso aí é uma série de apis de verificação que praticamente rom customizada nenhuma passa. Tem módulos pra driblar, mas acho que não funcionam 100%. No 5 já lascou de vez pra maioria dos aparelhos, pois a maioria não permite oficialmente instalar um sistema diferente (o que é um absurdo e precisa urgentemente de uma regulamentada). Acho que só os pixel e aquele tal de fairphone permitem isso
No geral, tem bastante banco que só verifica pelo play services (2), ou nem verifica em muitos casos (bb e nubank tenho aqui funcionando). Next já vi alguém tentar e não dar certo. Varia muito e só testando mesmo pra saber. Bom é testar primeiro com um celular antigo que esteja em desuso. A google parece querer incentivar que os apps comecem a usar essas estratégias mais avançadas de restrição, e já vi dizer que lá fora já usam, mas por aqui parece não ter essa tendência tão forte, apesar de que a porcaria do gov br já usa
Agora que parei pra ver e sua pergunta foi bem simples, eu que me perdi aqui e falei demais, disfarça... mas vou deixar aí caso sirva de ajuda
É mais ou menos o que eu faço e dá certo sim. Aí eu uso apenas uma conta de pagamento simples no celular que uso na rua, com pouco saldo. Contas de pagamento costumam ser bem menos restritivas
Acaba sendo uma medida de segurança também. Muita gente já usa um segundo celular mais antigo pra contas bancárias. Eu acho meio bizarro, mas fazer o que, funciona
Nunca usei custom ROM mas pelo que vi, o principal problema é o boot loader desbloqueado, e não o OS em si.
Conheço uma pessoa que usa o app do Nubank no crDroid e deu uns problemas na hora de autentificar, mas depois de uns ajustes pelo Magisk ta tudo funcionando normalmente.
Eu to feliz que a Motorola ta fazendo parceria com o GrapheneOS, porque os celulares vão ter esse OS de fábrica e não vai precisar abrir boot loader, o que evita a dor de cabeça.
No Android até o 10 ou 11 da pra burlar o safety net, mascarar o telefone como se fosse um modelo/rom oficial e esconder o root pelo magisk, resolvia todos os problemas com absolutamente todos apps EXCETO se o app checasse sei bootloader.
Infelizmente nada disso funciona mais e a solução hoje é usar telefone stock OU ficar limitado só nos apps que nao encanam. Não tem muito o que fazer
1
Para os usuários de Graphene e outras OS customizada: Como vocês mexem com coisa de banco? | Spyke
Existem várias camadas de restrições que as empresas usam:
1- verificar se opções de desenvolvedor estão ativas 2- dependência de google play services -3 certificação da google play 4- google safetynet/play integrity 5- verificar bootloader destravado
A 1 é simples, só desativar se um app pedir, mas é bem enjoado se precisar ativar e desativar com frequência. A 2 é relativamente simples também, pois você pode usar o microg pra enganar os apps, ou simplesmente instalar o play services se não tiver preocupações d eprivacidade. O 3 já vai complicando, pois tem que ir num sistema da google que não lembro e registrar seu dispositivo, e pra isso, vai precisar dos play services instalado (talvez tenha módulo magisk pra driblar, mas não mexo com magisk pra saber). No 4 já complica muito, isso aí é uma série de apis de verificação que praticamente rom customizada nenhuma passa. Tem módulos pra driblar, mas acho que não funcionam 100%. No 5 já lascou de vez pra maioria dos aparelhos, pois a maioria não permite oficialmente instalar um sistema diferente (o que é um absurdo e precisa urgentemente de uma regulamentada). Acho que só os pixel e aquele tal de fairphone permitem isso
No geral, tem bastante banco que só verifica pelo play services (2), ou nem verifica em muitos casos (bb e nubank tenho aqui funcionando). Next já vi alguém tentar e não dar certo. Varia muito e só testando mesmo pra saber. Bom é testar primeiro com um celular antigo que esteja em desuso. A google parece querer incentivar que os apps comecem a usar essas estratégias mais avançadas de restrição, e já vi dizer que lá fora já usam, mas por aqui parece não ter essa tendência tão forte, apesar de que a porcaria do gov br já usa
Agora que parei pra ver e sua pergunta foi bem simples, eu que me perdi aqui e falei demais, disfarça... mas vou deixar aí caso sirva de ajuda
Acho que o que dá pra fazer então é ter um telefone velho Android com TC (TrackerControl) pra deixar em casa só para as coisas de banco, né?
É mais ou menos o que eu faço e dá certo sim. Aí eu uso apenas uma conta de pagamento simples no celular que uso na rua, com pouco saldo. Contas de pagamento costumam ser bem menos restritivas
Acaba sendo uma medida de segurança também. Muita gente já usa um segundo celular mais antigo pra contas bancárias. Eu acho meio bizarro, mas fazer o que, funciona
Nunca usei custom ROM mas pelo que vi, o principal problema é o boot loader desbloqueado, e não o OS em si. Conheço uma pessoa que usa o app do Nubank no crDroid e deu uns problemas na hora de autentificar, mas depois de uns ajustes pelo Magisk ta tudo funcionando normalmente.
Eu to feliz que a Motorola ta fazendo parceria com o GrapheneOS, porque os celulares vão ter esse OS de fábrica e não vai precisar abrir boot loader, o que evita a dor de cabeça.
No Android até o 10 ou 11 da pra burlar o safety net, mascarar o telefone como se fosse um modelo/rom oficial e esconder o root pelo magisk, resolvia todos os problemas com absolutamente todos apps EXCETO se o app checasse sei bootloader.
Infelizmente nada disso funciona mais e a solução hoje é usar telefone stock OU ficar limitado só nos apps que nao encanam. Não tem muito o que fazer