Não aguento mais ver notícias dos eua na nossa mídia!
NÃO AGUENTO MAIS!
Nossa mídia vem gradualmente se tornando cada vez mais um espelho dos eua, reportando tudo que acontece lá, como se fosse a coisa mais importante do mundo pra gente, e omitindo o que acontece por aqui ou pelo resto do mundo.
Agora a maioria das notícias são ou de acontecimentos dos eua, ou notícias compradas/copiadas de jornais de lá (porque nem produzir mais jornalismo nacional estamos produzindo direito mais), ou "notícias" PATROCINADAS por empresas de lá.
Sério, não aguento mais isso e ontem foi a gota d'água. Simplesmente toda a mídia se voltou à posse de trump com uma cobertura em tempo real de cada detalhe, de uma forma que nunca vi na cobertura de posse de um presidente nosso. Páginas e mais páginas, vídeos e mais vídeos, de algo que era só pra ser uma notícia em posição de destaque com um resumão e pronto.
Isso é uma invasão cultural enorme e temo que pode gerar consequências graves pra gente. Os eua devem estar se desesperando porque estão perdendo o status econômico e então estão partindo pra fortalecer o domínio cultural sobre a gente.
No uBlock Origin criei um filtro que esconde tópicos com os termos "elon musk", acabei de adicionar "trump" e talvez o Xitter entre na lista para uma experiência melhor. Essa é a minha forma de "curadoria agressiva" no Lemmy.
Talvez eu passe a usar um dos clientes de Lemmy que tem filtros por palavras-chave para bloquear por lá também.
Caso, alguém se interesse:
No uBlock Origin, basta clicar no ícone de engrenagens, e no menu de "Meus filtros", adiciona essa linha de código e substitui as palavras-chave por aquilo que você não quer mais ver tópicos sobre. Se você estiver acessando à partir de outra instância, não esquece de substituir o "lemmy.eco.br" também.
Nunca tive essa ideia, vou experimentar em vários sites! Obrigado.
Por um lado, isso é só como fechar os olhos, mas pelo menos ajuda a manter a sanidade.
A mídia é espelho dos EUA. Afinal somos ocidentais, né?/s
Vejo isso principalmente nos principais filmes de cinema. No dia que percebi que meu ensino médio não ia ser High School Musical foi lamentável...
Mas oq me preocupa de verdade é a geração insta e tiktok(nossa futura massa), que é um grupo ultra conectado com internet mesmo, em sua maioria, não tendo capacidade técnica e critica nenhuma sobre ela.
Memes dos eua, discussão de problemas e pautas dos eua como se fossem nossos, enquanto deixamos os nossos de lado, invasão ainda maior de marcas dos eua, pessoas cada vez mais tentando seguir o estilo de vida dos eua... a coisa vai ser feia. Já está sendo, vai piorar...
Simplesmente parece que eles tem a obrigação de espirrar bosta até o mundo todo ficar careca de saber que esse ser humano laranja vai fazer o show dele.
Você falar de invasão cultural me fez lembrar um comentário recente sobre a cultura do Orkut dos anos 2000, que era algo bem brasileiro e foi perdido porque não há preocupação ou valorização em manter uma memória do que é ser brasileiro recentemente. A soberania de cada país já é bem precarizada por essa globalização encabeçada hoje pelos EUA, e concordo que Trump tinha que ser notícia porque está em evidência, não devendo, porém, ser o foco de toda a mídia brasileira.
Isso é só uma parte mais do colonialismo, a gente vive sabendo de todo o que acontece politicamente nos EUA, onde não pode fazer nada pra mudar a situação, mas não sabemos do que acontece politicamente no nosso entorno, onde a gente sim poderia mudar e influenciar.
Tá desenhado, pra a gente ficar pensando que está "enterado" e ao dia, mas não é diferente do que estar assistindo BBB.
sentimento que pulsa até agora.