Spyke
batepapo·Bate-PapobyAcetilCoA

Purge das compras na China

Para que a humilde indústria nacional possa continuar vendendo produtos da China pelo quadruplo do preço, dia primeiro de agosto o governo vai embutir uma taxa de 17% em todas as compras feitas pelo cidadão comum. Vocês planejam comprar alguma coisa antes do expurgo?

View original on lemmy.eco.br

Geralmente economizo 40 a 50% comprando na China, não é esses 17% que vai tornar essas compras menos atraentes.

Provavelmente mês que vem vou voltar a comprar da China como nunca, as vezes compro peças ou insumos de 30% do preço nacional, no máximo vai ficar em 40% do preço nacional, altamente atraente ainda.

Na verdade ainda que fosse 60% de taxa em tudo, mais da metade do que compro ainda valeria a pena, de tão ruim de repasse que são uns comércios brasileiros!

6
lemmy.eco.br

Pelo contrário. Agora terei coragem de comprar as coisas mais caras tendo a certeza do valor da taxação. Antes só comprava coisas baratinhas por medo da encomenda não chegar. Ainda vai valer à pena, ainda mais processadores e placas de vídeo.

3

Ainda continua igual, exceto que agora vai ter a taxa de 17% logo na hora que você compra.

1

Mas essa taxa de 17% é a hora da compra ou na alfândega? Porque se for na segunda opção, não dá mais tempo de não ser taxado.

2

O governo não vai imbutir nada. Isso é ICMS. Vc já era cobrado em compra de empresa e provavelmente não sabia ou nunca buscou entender a composição da taxação recebida.

O que vai mudar é que a empresa estrangeira que fizer parte de um programa próprio do governo não será taxada no imposto de importação, mas apenas no ICMS.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/06/30/governo-taxara-compras-internacionais-de-ate-us-50-feitas-em-sites-de-empresas-que-nao-pagam-impostos.ghtml

Se vc não era cobrado, foi só pq a alfândega liberou por amostragem e/ou pq a origem se passou como pessoa física.

Imposto não é uma medida de proteção da produção nacional... É mecanismo de alavancagem para a manutenção do Estado e moeda de troca na política internacional.

Por sinal, empresa brasileira não "compete" com a chinesa. É só outra importadora que compra em lote acima de 3000 USD e é taxada em 30%.

2

Sim, uai. Mas é pura sorte. Depende do produto, do preço e do humor do fiscal.

Até agora eu nunca fui taxado, talvez porque eu geralmente compro coisas de menos de 50$

2

Tem um link que evidencie isso ai? Ouvi dizer que iam arroxar fiscalização, mas to por fora

2

You reached the end

Purge das compras na China | Spyke