Spyke
linux·GNU/Linux Brasilbyvitrola06

Secure boot: vale a pena o esforço?

No Fedora, era um botão pta ativar o boot seguro. Agora, no Arch, tem sudo bem frustrante. Quão importante é essa funcionalidade? Quais o casos em que ela se destaca? Vale a pena o esforço?

View original on lemmy.eco.br
lemm.ee

Secure boot aparentemente é usado mais por sistemas centralizados, vide Windows, para garantir a legitimidade do software e/ou se foi modificado, o que, no meu entendimento, não se aplica a sistemas modulares e que podem ser modificados por qualquer um como a maioria dos sistemas Linux. E também, quando se mexe com dual boot, máquinas virtuais e afins, o secure boot muitas mais atrapalha do que ajuda, então pessoalmente, recomendo deixar desligado a não ser que precise usar um Windows da vida.

3

Eu uso dual boot de Zorin com Windows 10, ia até pesquisar se era realmente importante reativar o secure boot (pq tive que desativar pra poder instalar o Linux), agora fiquei em dúvida. 🥺

2

Se você não corre o risco de alguém ter acesso físico à sua máquina e rodar algo que possa comprometer sua sequência de boot (sejamos honestos, a maioria de nós não corre) ele mais atrapalha do que ajuda, na minha experiência.

3

You reached the end

Secure boot: vale a pena o esforço? | Spyke