Abater Poupança no CH agora ou depois?
Ora viva! Acho a ideia de uma rede descentralizada incrível e apoio completamente o lemmy, mas ainda estamos bastante curtos a nível de conteúdo, portanto vou lançar a primeira pedra a ver se a coisa pega! Comprei há 2 anos atrás uma casa juntamente com a minha namorada. Na altura, já a Euribor estava a subir e para nos salvaguardar, decidimos negociar uma taxa fixa a 5 anos. Entretanto, ao longo destes 2 anos, conseguimos acumular uma poupança significativa e decidimos que a íamos usar para abater ao crédito. Como um de nós tem um perfil de investidor bastante conservador (e o outro um perfil bastante não conservador), pensámos meter o dinheiro todo em CA e no fim do periodo da taxa fixa, abatiamos a poupança total acumulada até então, acrescida dos juros. Esta decisão pareceu-nos a mais correta, pois assim não pagávamos os 2% de juros por estar a abater o crédito (a isenção destes juros apenas se aplica a crédito habitação com taxa variável) e ainda amealhavamos um pouco mais com a poupança que iríamos fazer até lá, acrescida dos juros dos CA. ...Mas e se fizessemos tudo ao contrário? Não poderia ser vantajoso ter uma maior liquidez, aumentar o valor de poupança mensal e fazer DCA? Se houver algum imprevisto, para além do fundo de emergência, ter mais liquidez é sempre uma grande vantagem... E como vão estar as taxas de juro após terminar o nosso período de taxa fixa? (alguem tem uma bola de cristal que me empreste?) O meu primeiro reflexo foi fazer um post a perguntar o que fariam neste cenário...no entanto, para variar um pouco e para tentar contribuir com conteúdo e não com perguntas, decidi fazer as contas e avaliar os cenários possíveis.
Para as contas, usei os seguintes valores:
- Taxa fixa a 5 anos com juros a 3.50%;
- Capital em dívida no início do crédito 150k;
- Já passaram 2 anos (capital em dívida é cerca de 142k);
- Poupança de 10k pronta a investir;
- Poupança mensal de 200€.
E fiz 3 cenários: 1º - Poupar e não fazer a ponta de um corno. Método de investimento mais usado e bastante eficaz para se perder o poder de compra. Vai ser usado como termo de comparação; 2º - Abater a poupança atual, poupar a diferença entre prestações + a poupança estimada e investir; 3º - Poupar e investir. Abater a poupança no final da taxa fixa.
Para simplificar as contas, a % de retorno dos investimentos vai ser sempre igual para cada cenário e com juro anual acumulado. Usei 1.8% a pensar nos certificados de aforro. Também considerei que daqui a 3 anos, quando for abater o crédito com taxa variável, ainda não vou pagar taxas.
As métricas que medi foram:
- Quantos € de Juros pago no CH até a taxa fixa acabar;
- Quanto é que consegui poupar;
- Quanto crédito tenho eu em dívida - a poupança acumulada;
- Quanto pago de prestação de CH.
Os resultados que obtive foram:
1º Cenário Prestação 750.94€ Juros Pagos 24 536.73€ Poupança Acumulada 17 200.00€ Crédito em Dívida - poupança 112 280.58€
2º Cenário Prestação 662.92€ (-88.01€) Juros Pagos 23 404.84€ (-1131.89€) Poupança Acumulada 10 746.33€ (-6453.67€) Crédito em Dívida - poupança 111 186.55€ (-1094,03€)
3º Cenário Prestação 750.94€ (=) Juros Pagos 24536.73€ (=) Poupança Acumulada 18012.10€ (+812.10€) Crédito em Dívida - poupança 111 468.48€ (-812.10€)
Com esta primeira simulação, deu para perceber que estávamos a pensar mal e que compensa abater divida o quanto antes...mas e se em vez de meter o dinheiro nos certificados de aforro, investissemos no mercado financeiro?
Nesta segunda simulação usei 7% de retorno dos investimentos e a coisa muda um pouco:
1º cenário Tudo igual...
2º Cenário Prestação 662.92€ (-88.01€) Juros Pagos 23 404.84€ (-1131.89€) Poupança Acumulada 11 889.08€ (-5310.92€) Crédito em Dívida - poupança 110 043.80€ (-2236.78€)
3º Cenário Prestação 750.94€ (=) Juros Pagos 24536.73€ (=) Poupança Acumulada 20 506.29€ (+3306.29€) Crédito em Dívida - poupança 108 974.29€ (-3306.29€)
...Afinal estávamos a pensar bem? Eu diria que sim....e que não... Sim. Em termos teóricos estamos a pensar bem...e depois de brincar com a % de dividendos dos nossos investimentos, acho que podemos dizer de um modo grosso que se estivermos a antever um retorno com uma percentagem superior à nossa taxa do CH, vale sempre a pena investir em vez de abater o crédito. Não, porque o retorno que estamos a calcular nestes cenários é espéculativo e um de nós ia perder o sono caso estivessemos a investir o nosso dinheiro em produtos financeiros com maior risco. Num prazo tão curto como este, também existem mais probabilidades de não conseguirmos um retorno anual tão alto...podemos até perder dinheiro. E com os dividendos dos CA tão baixos, não adianta investir neste produto.
A conclusão a que chegámos foi que, face ao nosso caso e às nossas variáveis, vamos mudar a nossa estratégia e vamos abater agora o máximo de poupança possivel.
O que acham? E parabens aos que leram até ao fim!
Já tem uns mesitos, esta mensagem, e já deve estar respondida há bastante tempo. Por aqui parece que ainda não anda muita gente.
Nem uma alma viva por aqui!
Parece que ainda não. Talvez um pouco de publicidade noutras redes ajude a melhorar isto.