Spyke

Parece que eles nem vão usar ActivityPub no começo, mas quando começarem recomendo pelo menos não ter eles com linkados porque Meta não é uma empresa com boa moderação e vai avacalhar o All de todo mundo daqui. Caso tenha problema, bloquear é fácil, enquanto limpar o histórico do All fica mais dificil.

12
lemmy.eco.br

Tô ligado que já falaram isso, mas federar com o Facebook é um tiro no pé pra comunidade fedverso em geral

11

Esse é um assunto delicado ainda, eu estou preparando um tópico que trago alguns argumentos a favor e contrários e vou fazer uma votação com os membros daqui.

11
lemmy.eco.br

Quais são os argumentos para desfederar?

To perguntando legitimamente, quero entender melhor a discussão

9
lemmy.eco.br

Por um lado tem o velho e famoso Embrace, Expand, Extinguish, practica das corporações de usar sistemas "públicos", fazer melhorias a esses sistemas, mas essas melhorias são só pra eles e seus usuários, e logo quando a maioria das pessoas usam o seu sistema eles se desligam ou param de suportar o projeto original.

Por outro, eles estando federados teriam mais fácil acesso aos dados da comunidade, e eu preferiria que eles não tenham acesso a os meus dados, ou que pelo menos, não seja tão fácil.

20
jaum22reply
lemmy.eco.br

Acho que não tem como evitar o scrapping, então acho que se vai trazer mais gente pra o feediverso, é uma boa

7
fuckyou_m8reply
lemmy.fmhy.ml

Acho que esse é o principal motivo de deixar federado, quer queira quer não, eles trariam muitos utilizadores para o fediverso

6
lemmy.eco.br

O problema, é que só vai trazer o estrume pra cá, melhor manter distância...

2
fuckyou_m8reply
lemmy.fmhy.ml

Apesar de concordar que vai aparecer mais maluco, não concordo com esse tipo de abordagem, pra mim quanto mais gente trouxer melhor pra manter a comunidade viva e cimentar o uso do fediverso, qualquer coisa é só bloquear o ser

4

e por um outro lado, o crescimento orgânico é muito melhor que o artificial. A userbase de quem usa o facebook tá pouco se importando pro que é o fediverse e o que ele significa.

3
lemmy.eco.br

Imagino que tem alguns dados que são acessíveis para admins mas não para usuários, como a informação de que votos você tem feito, ou comunidades nas que está subscrito.

3

Acabei de ver uma thread sobre como isso é muito fácil de se obter criando uma instância própria.

4
fuckyou_m8reply
lemmy.fmhy.ml

Mas mesmo que o admin tenha acesso a isso, ele só tem acesso a sua instancia, então o meta não conseguiria pegar os dados de outras só por api.

Mas isso me deu uma dúvida /u/[email protected] , você consegue ver o voto das pessoas? mesmo que seja pela base de dados?

3
fuckyou_m8reply
lemmy.fmhy.ml

Mano que zona, achei que era algo anonimizado, mas até o povo de fora pode ver...

5

Tem isso o ser federado, as outras instâncias precisam saber como cada pessoa votou pra poder dar os dados certos. Em outra conversa alguém falou que eventualmente o fediverso vai terminar como é hoje o protocolo de e-mail, com alguns grandes players que tem whitelist uns dos outros, por que antes qualquer pessoa abria um server de email e começava a enviar spam.

6
lemmy.eco.br

Eu imagino que qualquer pessoa com acesso ao json consiga ter acesso a essas informações. As instâncias precisam trocar o json entre si pra funcionar.

Ps: o json do Mastodon e público

2

Cheguei agora só, mas o @[email protected] usou o mesmo link que eu ia usar aqui.

Aparentemente isso é um problema sem solução ainda, mas eu acredito que a medida que o lemmy ganhar força a gente consiga propor melhorias no procolo do ActivityPub, a limitação mora lá nesse momento.

Eu acho que isso não era um problema antes, mas da maneira que algorítimos de profiling tem evoluído isso deverá se tornar uma preocupação.

3

Excelente leitura. Eu tentei explicar minha opinião em base do que tenho lido em comentários soltos, mas esse artigo explica muito bem o meu ponto de vista.

6

Artigo excelente, espero que o pessoal a favor repense bem e que o pessoal neutro tenha se decidido de vez. Não existe vantagem a longo prazo pra um sistema descentralizado de se juntar a mega corps

2

É uma certeza de 100% que o Meta vai sugar os dados de todas as instâncias federadas a ela. Mesmo que a gente não tenha dado o nosso consentimento expresso a isso, eles tem acesso a todos os posts que quiserem pelos protocolos de federação...

Não que isso seja uma barreira grande, qualquer um pode fazer a raspagem de uma instância Lemmy... Mas creio que seja um argumento mais ético do que qualquer outra coisa.

7
lemmy.eco.br

Ninguém falou sobre o cache.

As instâncias fazem uma cópia local do conteúdo de outras instâncias federadas. Isso inclui textos e imagens e vídeos.

Imagine uma plataforma gigantesca federando com instâncias do dia pra noite?

Nem falo de "instâncias pequenas". Comparado com o Instagram, toda instância é pequena, inclusive a mastodon.social.

Vai todo mundo se fuder

6

Putz. Esse é o dealbreaker. Teria que ter um jeito de referenciar conteúdo multimídia dos servidores deles... Quem sabe no futuro alguém não implementa um negócio desses.

5

Li defender e vi os comentários querendo e fiquei confuso por alguns segundos.

Enfim... quero distância dessas corporações.

5
fuckyou_m8reply
lemmy.fmhy.ml

Não é isso, eles criaram um concorrente do twitter que usa o ActivePub, que é o protocolo que conecta o fediverso.

Seria algo mais parecido com o mastodon penso eu

5
lemmy.eco.br

Ah! Então eles não estão colaborando com o Mastodon. Eles criaram uma outra rede que compartilha o protocolo. Agora vejo o problema.

6

Sim, exato, disse que é parecido por que falaram que é pra enfrentar o twitter então penso que vai ser parecido na maneira de usar, mas o serviço vai ser diferente mesmo

3

You reached the end

a gente vai defederar a instância de Meta (Facebook)? | Spyke